A barba veio para ficar e todo homem já cogitou a possibilidade de cultivá-la. Sim, cultivar é um termo apropriado pois a analogia “agronômica” faz muito sentido. Não basta apenas deixar crescer, é preciso cuidar. Outro termo comum e cômico utilizado é ” “com grandes barbas, grandes responsabilidades”. O primeiro cuidado é higienizá-la da forma correta.

A barba é uma espécie de filtro, retém poeira, fumaça entre outras impurezas que pairam no ar. Somados a isso estão os hábitos do ser humano barbudo relacionados a alimentação, tabaco e outras peripécias que apenas maiores de 18 anos entenderão.  Os dejetos acumulados estimulam as bactérias e fungos que podem causar mal a saúde.

Agora, quem tem barba normalmente tem o hábito de alisá-la com as mãos, nada mais justo. Porém elas estão sempre em contato com superfícies contaminadas e objetos de uso comum, é um leva e traz de bactérias, praticamente um filme de terror visto pelo microscópio (e não venham dizer que é exagero!). Além de levarem sujeira para a região, elas também deixam a barba mais oleosa transferindo a gordura natural presente nas mãos. Esse aumento de oleosidade pode causar proliferação de fungos. O negócio é sério mesmo!

Agora que te amedrontamos, não precisa correr para o banheiro fazer a barba, precisa apenas higienizar corretamente e sua saúde e reputação ficam intactas. Sem dúvidas e preguiça, vamos a prática.

Como higienizar a barba

Evite ficar passando a mão na sua barba, mas de qualquer forma, como você sempre vai ajeitá-la ou até mesmo passar algum produto, é importante que você mantenha suas mãos sempre limpas, para evitar sujeiras e oleosidade. Lave periodicamente também seus pelos faciais, não apenas no banho, é recomendado lavar a barba mais de uma vez ao dia para que não acumule sujeira.

Então vale a regra aqui: quanto maior for o cumprimento da barba, mais frequente 
deve ser a limpeza da barba.

Qual produto utilizar

Para a barba ficar realmente limpa e evitar ressecamento da sua pele, use sempre shampoo específico para a barba. Os shampoos para cabelos tradicionais foram desenvolvidos para os cabelos e contato com o couro cabeludo portanto têm seu Ph ideal para esse fim. A pele exige outra fator de Ph, caso contrário ela irá ressecar e descamar com o tempo, gerando a famosa “caspa na barba”e em alguns casos até algum tipo de irritação. O shampoo para barba foi desenvolvido com o objetivo de limpar a barba sem agredir a pele do rosto, portanto é a melhor opção.

Como utilizar

  1. Para uma limpeza adequada, molhe a barba, aplique uma quantidade suficiente de shampoo para barba na palma da mão.  Dica – aproximadamente uma moeda de 50 centavos ou uma maior quantidade para vikings desgarrados ( leia-se barbudões).
  2.  Esfregue nos pelos da barba massageando com a ponta dos dedos até levantar espuma. Dica – Para um melhor resultado, passe os dedos entre abertos de baixo para cima, fazendo com que o produto entre na barba e limpe da pele até as pontas dos pelos.
  3.  Seque-a bem e para barbas mais compridas utilize um secador de cabelo. Sim, a finalização/aparência melhora utilizando o secador.
  4. Finalize utilizando um balm para barba  ou óleo para barba.
  5. Ajeite com a mão ou pente para barba e pronto.

Não esqueça: grandes barbas, grandes responsabilidades! Cuide da barba!

 

Curtiu? Seja o primeiro a saber de novos posts do Usebarba_Blog, cadastre seu e-mail ;D


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_0hpbpdd5vjeb8sgtfss536v363, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0