O plano é ser barbudo? Vamos te ajudar nessa missão com algumas dicas práticas para você atingir seu objetivo e todo o potencial da sua barba, se liga:

1 – Cuide do seu psicológico

Quando os primeiros fios nascerem, alguns seres especiais podem achar que você está indo contra o manual dos bons costumes, cometendo algum crime ou algo parecido. Não dê atenção as piadinhas manjadas sem graça enquanto a barba ainda não tomou forma.

Não perca o foco, mantenha-se firme no seu projeto. Em algumas semanas já será possível  decidir o tipo de corte e o visual desejado.

 

2 – Mantenha o rosto limpo

Para se alcançar uma barba saudável é preciso limpeza diária. Mantenha o rosto sempre limpo, assim os poros ficam desobstruídos e os pelos podem crescer com força total.

Use sabonete ou gel para limpeza facial 2 ou 3 vezes na semana e um esfoliante facial para retirar as células mortas dando livre acesso ao crescimento e evitando o encravamento do pelo.

Com alguma barba no rosto, já pode iniciar a limpeza com produto específico: shampoo para barba – que limpa os pelos sem agredir a pele consequentemente melhorando a aparência da barba.

Saiba mais sobre esse produto aqui.

3 – Tenha hábitos saudáveis

Ter hábitos saudáveis serve para (quase) tudo nessa vida, né?! Pois é, para um bom crescimento da barba também!

Uma alimentação saudável garante o forte crescimento dos pelos e equilíbrio dos níveis de vitaminas e hormônios. A deficiência desses atrapalha muito o crescimento da barba.

Atenção para a atividade física: praticar exercícios físicos com frequência, além de garantir uma vida e um corpo saudável, estimula a produção de testosterona, hormônio responsável pelo crescimento dos pelos. Escolha um exercício com o qual você se identifique e mãos a obra!

4 – Deixe a barba crescer

Pare de ficar passando a lâmina no seu rosto achando que assim vão crescer mais pelos, ok?! Isso de fato não existe!

Deixe crescer, simples assim. Não raspe, não apare, apenas deixe os pelos surgirem naturalmente. O momento de aparar e desenhar a sua barba ainda irá chegar.

5 – Seja paciente!

Desanimar no início é comum. Mantenha a calma e dê tempo ao tempo. Nem todos os pelos do seu corpo crescem na mesma velocidade; enquanto uns já estão compridos, outros ainda estão começando a aparecer, processo normal.

6 – Trate a coceira e irritação

O crescimento dos pelos pode gerar coceira e ou irritação da pele. Isso ocorre pois a raiz do pelo fica abaixo da camada da pele e, quando os pelos crescem, forçam a passagem para romper a pele. Se o pelo não consegue romper esse caminho e o pelo fica obstruído da-se o nome de pelo encravado, por isso a importância da limpeza nessa fase.

A hidratação da pele é muito importante para fugir desses sintomas. A dica é usar o Balm para barba que faz todo o serviço para você se manter no projeto. Além disso ainda tem propriedades anestésicas e refrescantes que darão o alívio necessário. Portanto raspar a barba não é a solução, é procrastinação.

7 – Apare os pelos

Após 30 dias sem fazer a barba, você já pode começar a aparar os pelos deixando os pelos no mesmo tamanho, melhorando o visual da sua barba.

Para aparar, é possível fazer com o uso da tesoura e pente, uma máquina de aparar ou ainda ir numa barbearia, como preferir. Se for aparar em casa, a dica é usar a máquina devido sua praticidade.

Fizemos um post sobre como aparar a barba em casa, confere.

8 – Finalmente barba!

Depois de seguir todos os passos, cuidar do rosto e da barba como nunca antes, você poderá admirar sua barba no espelho e exibi-la sem deixar margem para aqueles comentários e piadas que ouviu no início.

Em 3 meses já é possível visualizar uma barba de verdade, claro que depende de cada organismo e genética. Pode parecer muito tempo, mas não é, depois de uma vez barbudo, sempre barbudo!

Agora, é só cuidar e cultivar sua barba:

– Cuide da barba – Limpe e hidrate constantemente de maneira adequada. Use produtos específicos, como shampoo, balm e óleo com frequência. Saiba mais aqui.

– Administre as falhas, se houver – saiba mais sobre esse assunto aqui.

– E por final, escolha um desenho para sua barba – inicialmente visite um barbeiro, depois é possível se virar em casa.

Molezinha né brother!? Veja que paciência e perseverança são fundamentais para fazer parte do time dos barbudos, não tem outro jeito. Acompanhe o nosso BLOG e veja outras dicas “filé” para cuidar da barba.


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_fn55nh3vcfc8odns1v6o4lua70, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0