Caspa na barba não é um problema tão comum quanto caspa no couro cabeludo, mas este mal existe e afeta muito barbudos: descubra como evitar e como tratar adequadamente.

Causas

Dermatite

A caspa geralmente não está vinculada diretamente a falta de higiene, ela é uma consequência oriunda da dermatite seborreica. A dermatite seborreica se caracteriza por lesões de pele, com placas vermelhas que coçam e podem descamar. As lesões surgem habitualmente em áreas com grande produção de oleosidade na pele. Quando ocorre numa região com pelo, o surgimento de caspa é bastante comum.

Infelizmente, se você tem dermatite uma vez, ela se torna crônica: vai e volta ao longo do tempo, com períodos de agravamento das lesões, seguidos de grande melhora e desaparecimento dos sintomas. O estado emocional também pode influenciar a dermatite; períodos de estresse tendem a piorar as lesões, fazendo com que apareça mais caspa.

Ressecamento da pele e do pelo

Uma pele seca costuma descamar com mais facilidade, principalmente no frio. O ressecamento tende a ser pior na região onde tem pelo, devido ao atrito causado pelos fios que são mais grossos e mais secos que o cabelo. Essa região se não cuidada e hidratada, tem propensão a descamar e causar caspa.

É importante manter um equilíbrio de hidratação da pele e da barba. Se sua pele é naturalmente seca, é indispensável que você use frequentemente (mais de uma vez ao dia, conforme o ressecamento) produtos que hidratem tanto a pele do rosto como o pelo. Falaremos sobre isso adiante.

Excesso de oleosidade

Segundo a dermatologista Dra. Anelise Ghideti¹, excesso de oleosidade também pode causar caspa. Barbudos geralmente tem o costume de passar a mão na barba transferindo a oleosidade natural produzida pelas mãos.

Outros Fatores

Fique atento pois a falta de higiene, uso de produtos não específicos para barba, estresse emocional ou alergia a cosméticos também podem gerar caspa.

Como evitar

Primeiro ponto é manter a barba sempre higienizada. É importante usar shampoo específico para barba, pois esse limpa sem ressecar a pele e o pelo.

Após lavar, enxágue bem a barba para remover todo o resíduo do produto usado na higienização. É importante também secar bem a barba, deixá-la molhada ou úmida facilita a proliferação de fungos e bactérias, podendo causar dermatites.

Esfoliação na pele e barba duas vezes por semana também é recomendado: ela ajuda a remover as células mortas e a oleosidade.

Com a barba limpa, é imprescindível mantê-la hidratada. É recomendado usar Balm para barba, que cuida tanto da pele como do pelo, dá refrescância e hidratação na medida certa. O uso de Óleo de barba também é indicado: ele restaura até os pelos mais ressecados, sem deixar a barba com aspecto seboso ou a pele oleosa. Acho que deu pra entender que produtos para barba não são mimimi. Eles são formulados para cuidar especificamente do pelo (que é diferente do cabelo) e da pele do rosto, que sem dúvida é muito diferente do couro cabeludo.

Como tratar

No caso da dermatite, não existe uma cura. Porém, há tratamentos e a doença pode ser controlada de forma simples, dependendo do grau da doença.

Nos casos leves, é indicado shampoos anti-caspa em dias alternados. O shampoo deve ser deixado na barba por alguns minutos antes do enxágue. Após, é importante enxaguar totalmente, algumas vezes a caspa aumenta com os resíduos do próprio shampoo.

Se não houver melhora com os shampoos tradicionais, ou se as lesões forem muito intensas, é necessário consultar um médico dermatologista, ele indicará outros tratamentos com corticoides ou antifúngicos.

Se a causa da caspa for apenas um desiquilíbrio de hidratação ou  estresse, os mesmos cuidados recomendados para evitar a caspa, são indicados: limpeza, hidratação e esfoliação com produtos adequados. Algumas outras dicas também são importantes:

  • Evite o uso de secador em temperatura muito quente;
  • Use frequentemente um pente de madeira para barba, pois ele além de alinhar os pelos, ajuda a retirar as impurezas e possíveis caspas;
  • Mantenha as mãos sempre limpas para não passar para barba nem oleosidade, muito menos possíveis fungos ou bactérias;
  • Quando aparar a barba, não se barbeie a seco! Isso traumatiza a pele, podendo descamar e deixar os pelos encravados;
  • Higienize bem as lâminas de barbear para que não acumulem fungos e troque-as no mínimo uma vez por mês;
  • Antes de barbear, é recomendado também lavar a barba com shampoo, para deixar a região limpa e livre de fungos e bactérias ocasionando assim uma possível infecção.

É isso aí, barbudo! Espero que as dicas ajudem a ter uma barba limpa e saudável. Em caso de dúvidas ou situações mais graves, orientamos procurar um dermatologista.

¹Entrevista dada num programa de televisão: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/07/cuidados-com-higiene-da-barba.html

Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_3h11r220ci9ovm15l9scq56vq6, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0