Salve moçada! Quando gostamos de alguma coisa, e de cerveja “é pouco”, é normal procurarmos mais informações sobre o assunto. Comprar um growler é a primeira etapa dessa evolução para o assunto cervejas artesanais. Os parceiros do Clube do Malte prepararam um material responsa sobre o que é o growler e qual sua função . Se liga no conteúdo!

Saiba o que é o growler e qual sua função

Já pensou em tomar seu chope favorito no conforto do seu sofá, no churrasco do fim de semana, na casa de um amigo, na praia ou em qualquer lugar que você esteja? E você sabe o que é o growler e qual sua função? Foi pensando nessa praticidade, de tomar o líquido sagrado em qualquer lugar e sem que o mesmo perca seu sabor, aroma e demais propriedades, que o growler foi inventado.

o-que-e-growlergrowler nada mais é do que um recipiente de vidro, cerâmica ou alumínio. Ele possui tampa de rosca ou pressão com presilha. Esse modelo de tampa evita a perda de gás carbônico, conservando assim, por alguns dias, todo o frescor e sabor da bebida com a mesma qualidade.

Os growlers foram utilizados pela primeira vez ainda no século 19, nos Estados Unidos. Com a popularização da cerveja em garrafa eles perderam espaço, mas voltaram as rodas cervejeiras americanas nos anos 1980. Com novo estilo, o que antes mais parecia um balde com tampas, agora aparece em forma de galões com alça.

Uma cultura que é muito comum nos Estados Unidos e Europa, tem crescido bastante também aqui no Brasil. Hoje é possível encontrar growlers para venda em muitas lojas especializadas e também direto nas cervejarias. As opções disponíveis no mercado possuem capacidade entre 1 e 5 litros e são encontrados em diversos modelos.

Cuidados com seu growler

growlerUsar o Growler é algo muito simples. Basta leva-lo até sua cervejaria preferida, ou mesmo em bares especializados, pubs ou brewpubs e pedir para encher. Mas claro, antes de tudo e principalmente entre um abastecimento e outro, é necessário seguir algumas regras simples em relação aos cuidados e limpeza de seu growler.

Confira as dicas:

  • A primeira e principal dica de cuidado é a limpeza do growler. Leve ele com água corrente e uma gota de detergente. Chacoalhe bastante, de modo que limpe todo o recipiente e enxague, muito, muito bem. Um bom enxague é o ponto mais importante, pois assim evita que permaneça no recipiente algum resquício do detergente, que poderá interferir no gosto da cerveja que será posteriormente armazenada no growler.
  • Para limpa-lo, não use, em hipótese alguma, álcool ou qualquer outro produto de limpeza. Somente detergente e água mesmo.
  • Deixe-o secando, de preferência de cabeça para baixo, e guarde-o somente quando estiver totalmente seco.
  • Outra dica, é que cuide ao máximo para que seu growler não caia ou bata em algo. Ele pode não quebrar na hora, mas pode trincar ou ocorrer pequenas rachaduras que, com a pressão na hora de carregar o chope, pode estourar.

Curiosidade: especialistas na língua inglesa sugerem que o nome growler surgiu como referência ao barulho que o gás carbônico da cerveja faz quando o líquido é agitado. Esse barulho lembrava o rosnar de um cachorro. Como em inglês a palavra rosnar é to growl, eis que surgiu o nome growler..

Agora que você já sabe tudo sobre growler, basta comprar o seu e encontrar, na sua cidade, um bom lugar para enchê-lo. Cheers!


  

Clube do Malte

Créditos : blog.clubedomalte.com.br
Ana Paula Komar – Jornalista, apaixonada por história, curiosa e apreciadora de boas cervejas.

**Matéria original e editada

 


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_22ke8mgfet203kmv00jjhqrlo0, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0