Salve moçada! Beber cerveja com os amigos é uma das melhores coisas da vida. Nesse post em parceria com os amigos do Clube do Malte traremos curiosidades sobre cerveja para você impressionar seus amigos, saca só!

Curiosidades sobre cerveja

curiosidades-sobre-cerveja

A cerveja é uma bebida milenar e uma das mais consumidas no mundo. Está na raiz da cultura ocidental, se mantendo relevante até hoje. Ela traz tradição, sabor, cultura, momentos de descontração, confraternização e encontro de pessoas. É uma bebida despretensiosa que pode ser consumida sem nenhuma pompa. A cerveja já passou por inúmeras transformações da história e em sua produção. Com suas origens no Oriente Médio, teve um percurso histórico na Europa e ficou popular em todo o mundo. Ela faz parte de um universo paralelo, com muita história, cultura e várias curiosidades sobre cerveja.

Curiosidades sobre cerveja:

    • Estudos e dados históricos apontam que as cervejas existem há pelo menos 8.000 a.C.

 

    • Em 1539, na região da Baviera, na Alemanha era proibido fabricar cerveja durante o verão. Devido ao calor as cervejas fermentadas na época estragavam muito rápido.

 

    • No Código de Hamurabi, escrito por volta de 1730 a.C. um dos artigos previa o afogamento do cervejeiro em sua própria cerveja, caso ela estivesse ruim.

 

    • Os monges, não só produzem como bebem cerveja a muito tempo. Por ser uma bebida altamente nutritiva, era considerada a bebida dos monges. Nos tempos de jejum, as cervejas mais encorpadas eram fundamentais e serviam como alimentação.

 

    • As cervejas são classificadas por família e estilos. As famílias são Lagers, Ales e Sour. Dentro dessas três famílias existem mais de 150 estilos.

 

    • Na antiguidade a produção de cerveja era uma tarefa exclusiva das mulheres, chamadas de alewifes.

 

    • A maioria das cervejas são comercializada em garrafas de vidro na cor marrom. Isso por que as garrafas marrons ajudam a proteger a cerveja dos raios ultravioletas, evitando a oxidação, que pode ser percebida tanto no sabor quanto no aroma da bebida.

 

    • O lúpulo é uma planta, que utilizado na produção de cerveja é responsável pelo índice de amargor (IBU) e também com grande influência no aroma. Foi introduzido na bebida pela primeira vez nos anos 600 da era cristã, devido a sua eficácia para conservação e abundancia da planta nas regiões cervejeiras da época.

 

    • Já pensou em estudar cerveja? A zitologia é o estudo da cerveja, zítólogo é quem estuda a cerveja e a zitogastronomia é o estudo da cerveja com a gastronomia, é a parte que estuda as harmonizações de comida e cerveja.

 

    • Santo Agostinho é oficialmente considerado pela Igreja Católica o Padroeiro dos cervejeiros.

 

E aí, tem mais alguma curiosidade sobre cerveja pra adicionar a lista?


  

Clube do Malte

Créditos : blog.clubedomalte.com.br
Ana Paula Komar – Jornalista, apaixonada por história, curiosa e apreciadora de boas cervejas.

**Matéria original e editada

 


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_9o3k5nd2vi7jogqlc2ik5nkqs0, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0