Salve moçada! O post a seguir em parceria com os amigos do Clube do Malte traz um pouco de conhecimento sobre a escola cervejeira alemã. Se não bastasse a já conhecida eficiência industrial, os louros são mestres na produção de cerveja e ainda sabem festar – foi lá que surgiu a Oktoberfest. Se liga no assunto:

A escola cervejeira alemã e a Oktoberfest

Afinal, o que são Escolas Cervejeiras? As escolas cervejeiras são regiões que produzem cervejas há muitos anos, seguindo alguns critérios e parâmetros. São grandes nações que influenciaram a cerveja produzida no mundo todo. As grandes Escolas Cervejeiras são: Alemã, Belga, Britânica e Americana, que é a mais recente. Nesse primeiro post sobre as escolas cervejeiras, trazemos para você uma visão geral da tradição da escola cervejeira alemã.

A escola cervejeira alemã

Quando se fala em cultura cervejeira facilmente pensamos nas famosas e tradicionais cervejas Alemãs. A Escola Alemã é possivelmente a mais tradicional de todas. Foi por lá que surgiu a Reinheitsgebot, Lei da Pureza, que em 1516, determinou que cerveja fosse feita somente com água, malte e lúpulo, na época a levedura ainda não era conhecida, sendo incorporada tempos depois. Foi na Alemanha também que surgiu a Lager, família de cerveja mais consumida no mundo.

A escola cervejeira alemã traz como características a eficiência, qualidade técnica e com a maioria dos estilos das suas cervejas pertencendo à família das Lagers, como a Pilsen, Bock, Dunkel, Helles, Rauchbier e Schwarzbier. Porem sua receita mais famosa é uma cerveja Ale, a tradicional Weissbier, ou como costumamos falar por aqui, cerveja de trigo. Também apresenta outras boas Ales como Altbier e Kölsch.

Na Alemanha, praticamente cada cidade, vila ou bairro possui sua cervejaria regional. São mais de 5 mil marcas de cerveja existentes no mais, que batem de frente e se mantem competitivas com grandes corporações no mercado.

Vale lembrar que a Áustria e República Tcheca fazem parte da escola alemã. Foi na República Tcheca, inclusive, que surgiu a cerveja Pilsner Urquell, dando origem ao estilo de cerveja Pilsen, a receita de cerveja Lager mais copiada do mundo todo. No post “Pilsner Urquell: a cerveja que criou o estilo mais consumido do mundo“, nós contamos tudo sobre a criação desse ícone.

A Oktoberfest

Os alemães também são os donos da mais famosa e tradicional festa cervejeira do mundo, a Oktoberfest. A festa surgiu com o casamento do príncipe Luis I, futuro Rei da Baviera, com princesa Teresa da Saxônia. A comemoração durou uma semana inteira e foi tão boa que se repetiu no ano seguinte, no próximo e nunca mais deixou de existir, ficando conhecida como a Oktoberfest. A festa é tão grande e cheia de história que merece um post só para ela, confira em “Oktoberfest: saiba tudo sobre um dos maiores festivais do mundo

O sorteio será divulgado no Facebook do Clube do Malte no dia 15 de Dezembro 17!

Créditos: blog.clubedomalte.com.br

 Ana Paula Komar

**Matéria original e editada


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_m7ej6r8o9cnf2ndlprlpd8m8l3, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0