Salve moçada! Conversei com o barbudo chamado Fernando Tremonti que colocou em prática um projeto muito bacana chamado Leitura no Vagão. Trata-se de um projeto social sem fins lucrativos que já distribuiu mais de 18.000 livros gratuitamente pelas estações de metro e onibus de São Paulo. A idéia principal do projeto é levar cultura para as pessoas através do compartilhamento de livros, muito legal. Se liga na história do projeto contada por ele!

Um barbudo por trás do projeto Leitura no Vagão

“Vou te contar um pouquinho sobre projeto. Tenho 29 anos e desenvolvo software. Trabalho para um empresa que automatiza os bloqueios judiciais.
Sou apaixonado por leitura, sei das benesses que ela já me proporcionou e proporciona. Sempre presenteei as pessoas com livros, novos ou já lidos por mim. Penso que livro é muito bom para ficar ‘parado’ e gostaria que todos pudessem ter acesso.
Na época da criação do Leitura no Vagão, em Agosto de 2014, eu utilizava o metrô diariamente para trabalhar. Eram cerca de 40 minutos para ir e 40 minutos para voltar. Neste trajeto (Barra Funda – Vergueiro x Vergueiro x Barra Funda ) lia 2 livros por semana.
Baseado numa filosofia de vida que é transformar o ambiente em que atuo num lugar melhor, pensei “O que posso fazer aqui, neste vagão – além de ceder um lugar para sentarem, usar fone de ouvido, colocar mochila pra frente (rsrsrs) – para que seja um ambiente melhor?”. E foi aí que o LNV nasceu.
Peguei os livros que tinha em casa, eram muitos, e personalizei. Coloquei uma etiqueta na capa do livro, imprimi um folder para ser colado dentro, carimbei algumas páginas e comecei deixando os livros por onde passava.
Na verdade sempre deixei livros por onde passei. Ex.: Se terminava um livro num restaurante, ali ele era deixado. Apenas centralizei o movimento para o ambiente onde eu mais frequentava.
Criei um Twitter e um Facebook para o projeto, meu celular não suportava Instagram na época, e comecei a divulgar os livros deixados.
O movimento cresceu nas redes sociais e passei a receber doações. Com isso a quantidade de livros distribuídos aumentou bastante e voluntários passaram a colaborar deixando os livros por onde passavam.

Metrô de São Paulo

O Metrô abraçou a ideia e passamos a fazer ações envolvendo uma composição completa cheia de livros. São 300 livros no total quando o vagão chega na plataforma: www.leituranovagao.com/acoes
Aproveitamos a Av. Paulista fechada aos domingos e começamos a fazer ações por lá.
Expandimos para os ônibus. Fizemos uma parceria com a SpTrans e todo mês doamos 200 livros para eles colocarem nas estantes dos terminais. Estamos pleiteando também a compra de uma estante para colocarmos em novos terminais.
Agora o projeto está em todo lugar com a mesma essência.
A ideia é exatamente essa, que isso vire um movimento colaborativo e chame a atenção das pessoas. Imagine só o pessoal comentando: “Pô, já viu em São Paulo que a galera troca de livros nos transportes/praças/ruas?” que legal será!

VLT Rio de Janeiro

O Leitura no Vagão é um projeto sem fins lucrativos que vive de doações. Seja ela de tempo, material, livro e etc. Em 3 anos já foram distribuídos mais de 18 mil livros.
É muito legal quando alguém encontra um livro e posta nas redes sociais dizendo que aquilo melhorou o seu dia, que agora acredita na humanidade e por aí vai … É muito gratificante e ajuda a não desistir, mesmo que o caminho seja difícil”.
A nobre iniciativa foi apoiada por famosos como Marcelo Tas, Adriane Galisteu, Sheron Menezes, Gloria Pires, Sabrina Sato, Cleo Pires, Danilo Gentilli entre outros.
Conheça mais do projeto em suas redes sociais Instagram e no Facebook  . Não deixe de seguir 😉

Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_ag3pk10hvdmbuvmsecjkj03f60, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0