Salve moçada! Um dos grandes problemas que afligem os homens desde os primórdios é a irritação da área do pescoço após o barbear. O problema pode evoluir para uma inflamação, a chamada foliculite. Então antes de mais nada, vamos focar na prevenção para que você tenha um barbear ou desenhar da barba tranquilo, combinado!

Por quê o pescoço fica vermelho após o barbear?

A área do pescoço é mais sensível e o barbear feito de forma incorreto pode gerar a vermelhidão ou evoluir para a foliculite na repetição dos erros.

Como evitar a irritação do pescoço após o barbear

Prepare o pele para a fácil remoção dos fios com água morna ou quente

Isso fará com que o pelo fique amolecido facilitando a retirada e evitando eventuais lesões do rosto com o contato da lâmina de barbear.

Use produtos específicos para o barbear

Muitos barbados usam sabonete comum para fazer remoção dos pelos da barba. Porém o sabonete produz apenas espuma e não contribui para a proteção da pele. O ideal é usar espuma para barbear ou gel de barbear transparente que contém em sua formulação agentes deslizantes e protetores da pele. A diferença entre a espuma e o gel é a transparência, sendo que o gel para barbear permite mais precisão devido a fácil visualização da área a ser raspada, fundamental para o desenho da barba ou a área da costeleta.

Use sempre lâminas de barbear novas

Fique atento a qualidade da lâmina na primeira raspagem.  Se sentir alguma dificuldade já passou da hora de trocar. A lâmina não afiada pode gerar mais atrito com a pele e consequentemente mais irritação.

Raspe os pelos no sentido do crescimento

Os pelos da barba crescem em diferentes sentidos. Sua tarefa de casa é descobrir os sentidos dos pelos da barba em diferentes partes do seu rosto e pescoço. A figura abaixo é um mapa da barba, e mostra a direção comum do crescimento, porém não é regra, entenda a sua barba. Na área do pescoço os pelos podem crescer ao contrário, então fique atento. Evite raspar no sentido contrário do crescimento pois esse movimento pode aumentar a chance de lesão da pele. Essa lesão pode evoluir para foliculite ou demais problemas dermatológicos se repetido inúmeras vezes.

Use produto pós barba

Além da sensação de refrescância o pós barba (sem álcool é claro) confere uma hidratação a mais. O uso frequente do produto vai minimizando os problemas causados pelo barbear, principalmente na área do pescoço. Se você é barbudo nada mais prático do que o balm para barba, pois já tratará sua barba e rosto ao mesmo tempo.

O que é a foliculite?

É a inflamação do folículo piloso onde nasce o pelo. Ela ocorre quando o pelo encrava pois não consegue romper a pele e acaba voltando para o folículo. A inflamação pode ser causada também por lesão, normalmente a lâmina de barbear com o atrito com o rosto. A aparência dessa inflamação são as famosas bolinhas vermelhas, principalmente na área do pescoço.

Como tratar a foliculite?

O melhor tratamento para o foliculite é a prevenção. Basta seguir os passos já colocados aqui para diminuir drasticamente as chances do problema surgir. Caso seja um problema frequente em sua vida consulte um dermatologista.

Seguindo esses passos seu pescoço estará sempre protegido meu caro. Comente a vontade!

 


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_eftf69hd7rjagneekohldtgpk6, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0